sábado, 14 de fevereiro de 2015

GUARDAR A CHUVA

 Armazenar água da chuva não será fácil para todos. Conforme a área de escorrência disponível, telhados, terraços, caleiras e espaço para depósitos. O investimento irá também variar com a qualidade, quantidade ou pressão pretendida.

Depósitos de grande capacidade, abaixo do nível do solo, com bombas e filtros são muito dispendiosos mas são sempre uma opção para quem tenha essa possibilidade.

Deixo-vos a minha opção. Um depósito que recebe água de escorrência de um terraço, onde tenho também uma horta em garrafões e caixas de esferovite do peixe, onde não uso adubos químicos.

O depósito está elevado e tem uma torneira. Brevemente irei instalar-lhe um tubo ladrão para escoar o excesso para um outro depósito anexo, num nível inferior. Assim aumento o armazenamento instalado para uns simbólicos 500 litros. 

A entrada para o tubo de captação tem uma rede que impede a entrada de pedras, folhas e animais. Frequentemente faço a sua manutenção. Com essa água consigo regar parte do jardim nos meses mais quentes, efectuar lavagens do canil e galinheiro. Quando o depósito está vazio asseguro a sua limpeza, retirando sujidades e restos de água com elementos em decomposição.

Gostaria que partilhassem comigo as vossas experiências de armazenagem da água, com vitórias e momentos menos conseguidos.

Sem comentários:

Enviar um comentário